Facebook

quarta-feira, 19 de julho de 2017

Projeto Cortina Verde foi discutido em Barbosa Ferraz

 A coordenadora Regional da Bacia Hidrográfica do Alto do Ivaí, Promotora de Justiça Rosana Araújo de Sá Ribeiro esteve em Barbosa Ferraz na tarde de terça-feira (18), onde presidiu uma Audiência Publica sobre o Projeto Cortina Verde (Proteção Verde), na Câmara Municipal de Barbosa Ferraz, discutiu com vereadores e agricultores  a implantação de uma cortina verde no Município, que compõem a Coordenação Regional da Bacia Hidrográfica do Alto Ivaí, para prevenção do leito quanto ao uso de agrotóxicos. A discussão fez parte das ações do projeto da promotoria de Meio Ambiente, “Rede Ambiental”. O tema foi debatido durante uma audiência na Câmara municipal de Barbosa Ferraz .
Durante o encontro, a promotora abordou as vantagens do projeto e disse que o objetivo, além da preservação do meio ambiente, é cuidar da saúde humana. Ela abordou ainda sobre medidas de prevenção para contenção dos agrotóxicos na população e meio ambiente.
Rosana, que organiza os trabalhos da Coordenação Regional da Bacia Hidrográfica do Alto Ivaí, comentou que alguns gestores vêm apresentando resistência quanto a criação da cortina verde nos municípios. Para ela, é de “extrema importância” que os prefeitos e vereadores se sensibilizem quanto ao assunto. “Pois é da saúde da população que estamos cuidando”, lembrou.
A promotora disse que os municípios têm uma participação fundamental na recuperação a preservação da bacia hidrográfica do Alto Ivaí, fazendo a conservação das estradas rurais na região, enquanto os proprietários de terras também devem fazer a sua parte como a recuperação das UPPS, realizando normas de uso e conservação de solos. “Essas ações devem partir de todos os 45 municípios que compõem a bacia”, citou.
Também participaram do evento,o Secretario de Agricultura e Meio Ambiente Marcílio Pinto Barbosa os acadêmicos Ana Flávia Bilmayer , Luciano Pretzel e Guilherme Gobbi Teixeira, ambos estagiários do Ministério Público do Paraná e alunos do 5º ano do Curso de Engenharia Ambiental e teve a participação do Professor Jorge Vilalobos da UEM também falando da importância em preserver o meio Ambiente.
O evento também contou com palestra do médico veterinário Alfredo Benatto da secretaria estadual Saúde.  Foram abordados diversos assuntos referentes ao uso de agrotóxicos e como reduzir seus efeitos considerados prejudiciais à saúde pública. Além disso, ficou a proposta para que o município de Barbosa Ferraz faça adesão a este importante projeto de proteção ao Meio Ambiente.
Eliana da Silva Scucato da SESA/PR, comentou que o tema é de grande importância aos prefeitos, uma vez que influencia diretamente sobre a saúde humana e pelo papel de preservação do meio ambiente. “Os prefeitos e Vereadores, cujos municípios estão integrados a Bacia do Rio Ivaí puderam retirar suas dúvidas e esclarecer vários pontos sobre o assunto. Sabemos que esta é uma área polêmica que requer muita discussão”, falou.
O projeto
A Rede Ambiental é um projeto estratégico que fortalece a atuação regionalizada do Ministério Público do Paraná na área do Meio Ambiente. Agrupadas em 12 regiões, que respeitam as áreas de influência das principais bacias hidrográficas do Estado, as Promotorias de Justiça de Proteção ao Meio Ambiente trabalham em conjunto para o enfrentamento de questões que vão além das divisas de municípios e comarcas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Facebook